segunda-feira, agosto 21, 2006

ALMAS REENCARNADAS (Rinne / Reincarnation)



Uma pena que depois da estréia de dois ótimos filmes - o chinês VISÕES e o tailandês ESPÍRITOS - A MORTE ESTÁ AO SEU LADO -, tivemos uma queda de qualidade no cinema oriental de terror entre os filmes lançados nos cinemas. Esperava ao menos que esse ALMAS REENCARNADAS (2005) me deixasse mais entusiasmado que o ASSOMBRAÇÃO dos Pang Brothers.

Takashi Shimizu, depois de despejar um monte de filmes da franquia JU-ON (quatro no Japão e dois nos Estados Unidos), aparece dessa vez com um enredo novo. ALMAS REENCARNADAS tem uma premissa até interessante: jovem cineasta famoso quer fazer um filme sobre um crime ocorrido há trinta e cinco anos, quando um homem, de posse de uma câmera 8 mm, assassinou onze pessoas num hotel. Uma jovem que foi escalada para viver o papel principal no tal filme, começa a ter visões de uma garotinha segurando uma boneca de aparência sinistra. Paralelamente, outra moça sonha freqüentemente que esteve no hotel. Aos poucos, vamos percebendo que as almas dessas pessoas estão profundamente ligadas ao genocídio ocorrido no hotel.

Um dos maiores defeitos de ALMAS REENCARNADAS é o de não assustar. Lembro que O GRITO (2004), o único filme que eu tinha visto do Shimizu, cumpriu muito bem a função de divertir e assustar. A diversão ficou por conta daquele som que os espíritos rancorosos geravam, muito parecido com um arroto. ALMAS REENCARNADAS não faz a gente pular da cadeira e nem rir. Quer dizer, há quem ria da boneca, uma versão nipônica do Chucky, mas eu não achei graça nenhuma. A única coisa que se aproxima de assustador no filme é o grito rasgado da garota durante a primeira tomada que ela faz no filme, quando vê o fantasma do assassino. Poderia reclamar de alguns momentos confusos e de algumas pontas soltas do roteiro, mas não é isso que incomoda. O que me incomodou foi o fato de que a revelação do final do filme, eu já havia adivinhado meia hora antes. E olha que eu não sou bom nesse negócio de antecipar o final dos filmes.

ALMAS REENCARNADAS é o terceiro filme do projeto J-Horror Theater, produzido por Taka Ichise e dirigido por seis cineastas diferentes. Os dois primeiros filmes foram lançados no Brasil direto no mercado de vídeo pela Paris Filmes: INFECÇÃO (2004), de Masayuki Ochiai, e O TERROR DA PREMONIÇÃO (2004), de Norio Tsuruta. Não cheguei a ver nenhum dos dois.

Sobre O GRITO 2 (2006), é uma pena que Sarah Michelle Gellar, um dos melhores atrativos do primeiro O GRITO, vai ter uma participação bem pequena no novo filme, previsto para estrear no Brasil no dia 27 de outubro.